Afinal, você precisa de uma Intranet para a sua empresa?

Na primeira parte desse artigo abordamos o conceito de intranet e alguns dos usos e vantagens mais comuns, como: acesso dos dados da sua empresa de qualquer lugar, em um ambiente on-line seguro; facilidade de comunicação entre seus empregados, otimizando o rendimento dos projetos; possibilidade de divulgação rápida de informações; e possibilidade de realizar treinamentos e cursos.

Caso você tenha perdido a leitura desse primeiro artigo, sugerimos que comece por ele, clicando aqui. No artigo de hoje aprofundaremos um pouco mais o tema, expondo benefícios não muito conhecidos da intranet, mas que todo empresário ou dono de empresa deveria saber.
 

1. A intranet funciona como um chefe remoto.
Os funcionários podem receber avisos de quando o prazo de um projeto está para acabar, além de possibilitar que o gestor acompanhe todo o desenvolvimento do trabalho, ao contrário do que acontece em uma apresentação, quando ele conhece as etapas mais avançadas do projeto.

Além disso, a intranet oferece a possibilidade de discutir detalhes de uma tarefa sem que seja marcada uma reunião. Os processos ficam muito mais ágeis, o que leva os funcionários a serem mais proativos e independentes.
 

2. A intranet oferece possibilidade de conexão com sites externos de pesquisa.
A intranet pode se conectar com sites de pesquisa, como Wikipedia ou Google. A vantagem é que dados que mudam muito (cotação do dólar, por exemplo) são atualizado em tempo real, permitindo que a equipe trabalhe mais focada e atualizada.

Sem contar, claro, no tempo economizado. Um só funcionário que faça a pesquisa já poupa tempo e trabalho de muitos outros colegas da equipe.
 

3. A intranet conecta diferentes equipes e projetos.
Se você cuida de sites, portais e faz a gestão de diferentes projetos concomitantemente, além de ter de liderar as respectivas equipes responsáveis, saiba que a intranet pode convergir toda a força-tarefa para um só lugar.

A intranet permite agrupar diferentes projetos, possibilitando a você analisar o andamento de cada um em um só lugar. Ou seja: você ganha tempo e liberta-se do e-mail, já que não precisará mais enviar mensagens eletrônicas a cada responsável para saber sobre a operação.
 

4. A intranet poupa espaço do seu servidor.
Por último, essa é uma das vantagens que mais economizam capital da sua empresa. Criar um servidor pode ser oneroso porque quanto maior a capacidade de armazenamento, maior o custo e a necessidade de profissionais para fazer a manutenção, quando necessária.

A vantagem é que com a intranet todos os arquivos que ficariam no seu servidor ficam disponíveis dentro da sua plataforma – contando ainda com a vantagem de que podem ser acessados de qualquer lugar, deixando assim seu servidor livre para armazenar arquivos que realmente precisam ficar lá.

A intranet ainda oferece mais opções e benefícios, sendo que a implementação de uma na sua empresa não representa um custo muito alto, tendo em vista os diversos benefícios trazidos.  E você já pôde perceber que são muitos – esse é o segundo artigo sobre vantagens da intranet. Entre em contato com a Labbo para saber mais e contar com soluções personalizadas para o seu negócio.

pesquisa
redes sociais

posts relacionados

Nossa marca mudou!

Estamos preparando um novo site incrível para vocês. Fiquem ligados e em breve compartilharemos mais essa novidade.

Labbo, digital desde 2000.