Aprenda como analisar a imagem digital da sua empresa em 5 passos

A imagem corporativa é construída pela percepção dos públicos em relação à empresa, reunindo características, significados e emoções relativas à marca. É mais fácil ilustrar a imagem corporativa citando exemplos, como a marca Coca-Cola. O que ela representa para seus clientes? Felicidade? Família? Confraternização?

É esse conjunto de representações que constrói a imagem corporativa, seja no ambiente off-line ou no digital. Para que uma empresa tenha uma reputação sólida na rede, é preciso que ela mantenha o mesmo posicionamento de mercado tanto na internet quanto fora dela, já que não podem existir duas identidades corporativas – o que a empresa é.

Visando manter essa unidade na imagem corporativa, você pode analisar a imagem digital da sua empresa e verificar se ela é condizente com a imagem real. Em caso positivo, você está no caminho certo. Em caso negativo, é preciso rever alguns posicionamentos e a estratégia de marketing da empresa como um todo.

Para facilitar a sua análise, listamos 5 passos para verificar se a sua imagem digital está coerente. Fique atento!

 

Verifique sua presença

Em quais canais de comunicação e relacionamento sua empresa está presente? Ela possui um site, um blog, quantos perfis em redes sociais? Essas redes sociais são alimentadas periodicamente com conteúdo relevante para a sua audiência? Quais são os resultados obtidos com essas ações? Qual resultado eles têm gerado?

Essas e outras perguntas devem ser feitas para que você avalie se está investindo na construção da sua imagem digital de forma adequada. De nada adianta estar presente nas dez maiores redes sociais do mundo, se o seu público está em apenas duas delas. Foque seus esforços onde seu cliente realmente está, pois é ele quem construirá a sua imagem digital.

 

Avalie a qualidade da sua comunicação

Você se comunica bem com os seus clientes? Seu site possui uma estrutura clean, com poucas, mas relevantes informações? As cores são harmoniosas e refletem as cores do seu logotipo? A parte textual do seu site é bem elaborada? E do seu blog? Você interage nas redes sociais?

Avaliar a qualidade da sua comunicação permite saber se suas estratégias estão sendo efetivas ou se precisam ser melhoradas. Uma boa forma de obter feedback sobre estes quesitos é perguntar diretamente ao seu visitante o que ele está achando da sua página, por exemplo. Perguntas simples, mas que trazem um novo olhar sobre o seu trabalho.

 

Estatísticas

Números sempre são importantes, pois refletem a progressão ou o retrocesso da sua imagem digital. Saber o número de visitantes do seu site, o número de compartilhamentos de determinado conteúdo no seu blog, a taxa de visitantes que realizaram uma compra, bem como o número de pessoas que desistiram da compra ao final da transação são algumas das estatísticas com as quais você tem que se preocupar, pois refletem o nível de engajamento do usuário com a sua empresa.

 

Avaliações qualitativas

Além da avaliação quantitativa, fazer uma análise qualitativa dá um panorama ampliado sobre o que as pessoas pensam a respeito da sua empresa, o que estão falando dela e se possuem alguma tendência positiva ou negativa em relação a ela. É um feedback diferenciado, mas que pode trazer insigts importantes para o seu negócio.

 

Comparação

Ter parâmetros para comparar o desempenho da sua imagem digital é fundamental para que você saiba onde quer e pode chegar. O primeiro parâmetro de comparação é consigo mesmo, ou seja, trace o perfil atual e acompanhe a evolução do seu trabalho, medindo a performance das suas ações com indicadores em um tempo pré-determinado. Num segundo momento, compare-se a concorrentes diretos, ou seja, aqueles que possuem exatamente as mesmas características que a sua empresa, como tamanho e fatia de mercado.

Monitorar a imagem da sua marca online requer um trabalho diário de acompanhamento de todas as plataformas utilizadas pela empresa, a fim de garantir que o seu posicionamento se mantenha de acordo com os seus valores, portanto invista em ferramentas e profissionais especializados para o monitoramento da sua imagem online!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu questionamento nos comentários que responderemos!

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