As vantagens de uma estratégia focada em Link Building

Um famoso ditado das terras nórdicas diz algo em torno do seguinte: “confiança é como um barco de madeira: construa com calma e cuide bem, pois desse modo ambos jamais afundarão”.

Nesse momento, você deve estar pensando: o que uma frase como essa tem a ver com um artigo sobre link building? Muito. Explicaremos a seguir, nesse material que passa rapidamente pelo conceito de Link Building e, posteriormente, aborda quatro táticas para fazer link building de uma maneira confiável e segura. Boa leitura.
 

1. O conceito de Link Building
Um atleta reconhecido é dono de vários títulos, troféus e medalhas, correto? E quanto a uma página da internet, como saber se ela é reconhecida? O Google resolveu esse problema de uma maneira inteligente: indicação. Ou seja: quanto mais pessoas “indicarem” uma página, mais confiável teoricamente ela é. No entanto, como é inviável pedir a todas as pessoas para fazer uma qualificação da internet inteira, o sistema desenvolvido usa links como indicações. Portanto, se vários links, de páginas diferentes e respeitadas, levam ao seu site, isso é sinal de que ele é confiável, fazendo com que a página suba no ranking de buscas orgânicas. Em resumo: Link Building é uma estratégia de SEO muito eficaz.
 

2. Invista em conteúdo inédito 
Ao criar artigos, textos e posts com material elaborado por profissionais você atrai novos visitantes  e – com o tempo – se torna referência naquele assunto. Quando isso acontece, os profissionais de outras páginas usarão seus textos como referência, citando – ao fim dos artigos – as fontes consultadas. Quando você chega a esse estágio, a estratégia de Link Building fica cada vez mais forte e consistente. Por isso, lembre-se da frase do começo do artigo: construa – ao longo do tempo – uma relação de confiança e você verá que em longo prazo seu objetivo de melhorar SEO será alcançado.
 

3. Use as redes sociais a seu favor 
Descubra qual a rede social que seu público mais usa e foque nela. O primeiro passo é colocar um botão ao fim do seu artigo. Pode ser um botão Like ou Share, do Facebook. Dessa maneira, toda pessoa que curtir ou compartilhar seu conteúdo automaticamente disseminará na própria timeline o seu link. Ou seja: uma maneira muito rápida, prática e confiável de fortalecer seu Link Building.
 

4. Contrate uma assessoria de imprensa 
Essa é uma ótima maneira de espalhar seu link e ainda atrair atenção para sua empresa. Não é obrigatório contratar a assessoria de imprensa, mas você economizará muito tempo e trabalho, já que esses profissionais possuem todo o conhecimento e – principalmente – os contatos para realização da tarefa. Sendo assim, seu trabalho será somente criar a base dos releases e depois fazer a checagem dos portais e sites onde a notícia foi veiculada.
 

5. O que não fazer 
Conforme explicamos no início do artigo, confiança se constrói. Se você pegar atalhos, possivelmente conseguirá alguns resultados, mas em longo prazo o Google perceberá e bloqueará seu site das buscas. E quais seriam esses “atalhos”? Citamos alguns: fazer “troca” de links – a pessoa combina com um amigo para que ele divulgue o seu link e você, o dele. Note como  nenhuma das duas páginas está ganhando reputação; apenas estão fazendo spam dos endereços. Outra prática consiste em repetir o link inúmeras vezes em um mesmo texto. Por exemplo: Seja bem-vindo ao www.linkdapagina.com. Aqui, no http://www.linkdapagina.com você encontra…etc. Por fim, não use programas ou serviços automáticos para espalhar seus links.

Esse conteúdo é trazido a você pela Labbo, especialista em estratégias de Link Building. Entre em contato e descubra como melhorar a presença da sua marca ou empresa no mundo digital, conquistando sempre a confiança das pessoas e dos mecanismos de busca.

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