novidade: anuncie seus produtos gratuitamente pelo Google Shopping

em uma iniciativa para ajudar os comerciantes a enfrentar este momento de crise, o Google Shopping revelou no dia 21 de abril que as lojas não serão mais obrigadas a pagar para exibir seus produtos na página. a mudança para a gratuidade do serviço vai acontecer de forma gradativa entre as regiões do mundo, iniciando nos Estados Unidos e tendo até o final deste ano para estar completa.

o setor varejista é um dos que mais está sendo prejudicado com a pandemia do novo coronavírus. enquanto não há condições de abrir as portas das lojas físicas, o comércio digital é a saída para manter o funcionamento dessas empresas. nas últimas semanas as vendas online aumentaram de forma significante, e não só dos itens essenciais como alimentos e remédios, mas também no setor de vestuário, brinquedos e outros.

“ao passo que consumidores compram online cada vez mais, eles estão procurando não somente pelos itens essenciais, como também por brinquedos, roupas e artigos para o lar” declara o presidente comercial do Google, Bill Ready. “enquanto isso representa uma oportunidade para negócios que estão passando por dificuldades se reconectarem com consumidores, muitos não podem pagar por atender essa demanda escalonada”.

esta é uma oportunidade para os comerciantes se conectarem com seus clientes através da internet, além de manterem o fluxo de vendas ativo de forma segura enquanto não podemos voltar às ruas. 

como funciona o Google Shopping?

o Google Shopping é uma plataforma de busca que exibe os produtos mais relevantes à consulta do usuário. junto com o produto aparecem as lojas que o oferecem, fotos e reviews de usuários que já adquiriram o produto em questão. é uma espécie de vitrine virtual personalizada, o Google vai mostrar para o internauta as melhores opções para aquela busca dele, por exemplo: 

na aba normal do Google busquei por sandálias de dedo, a plataforma então me mostrou os principais sites e ao lados os melhores produtos para a minha busca com valor, nome da loja e avaliação de outros usuários. 

como anunciar meus produtos? 

o primeiro passo para incluir os seus produtos na vitrine do Google Shopping é fazendo uma conta no Google Merchant Center. em seguida a plataforma vai pedir para você enviar os produtos que deseja anunciar, depois desse passo você parte para algumas configurações um pouco mais complexas e pronto, pode publicar os produtos. 

no caso de comerciantes que possuem contrato com uma agência digital, está função fica como responsabilidade da agência. parece um processo simples, e realmente é, mas para uma loja ter um bom desempenho dentro da plataforma são necessários algumas técnicas de profissionais experientes em Google Shopping e o cumprimento de especificação listada no documento de ajuda do Google.

o Google Shopping já é uma plataforma que impulsiona negócios, com o incentivo da gratuidade ficou ainda mais interessantes tanto para lojistas que querem entrar, quanto para os que já estão usando essa vitrine virtual.

precisa de uma ajuda na criação do seu feed de produtos?

neste post, você viu alguns exemplos do Google Shopping e descobriu como melhorar as suas vendas online. que tal cadastrar os seus produtos na plataforma e começar uma nova forma de vender? entre em contato com a labbo e vamos conversar!

#E-Commerce #googleads #googleshopping #marketingdigital #vitrinevirtual