Labbo lança Sponge, o primeiro Portal de Logística Reversa de Resíduos Sólidos do Brasil

Labbo lança Sponge, o primeiro Portal de Logística Reversa de Resíduos Sólidos do Brasil

Em meados de 2014 a Labbo foi procurada por um grupo de empresários que visavam desenvolver e lançar o primeiro portal de logística reversa de resíduos sólidos, atendendo à Lei 12.305/2010. Após analisar várias opções a Sponge optou pela Labbo, que assumiu todas as fases do projeto:

 

Consultoria técnica

A consultoria foi fundamental para documentar detalhadamente todos os requisitos do projeto, além de analisar e propor as melhores práticas e tecnologias. O detalhamento inicial do projeto apresentado pela Sponge, de 5 páginas, foi transformado em um documento de especificação técnica com quase 40 páginas, detalhando aspectos técnicos e funcionais.

 

Arquitetura, prototipagem e layout

Todas as principais telas do projeto foram baseadas em análise de arquitetura, usabilidade e foram prototipadas antes de transformarem-se em um layout propriamente dito. Com o desenvolvimento dos protótipos foi possível simular as interações entre os usuários e a usabilidade do portal como um todo.

 

Desenvolvimento do sistema Sponge

A área de sistemas foi responsável pelo desenvolvimento back-end englobando todo o Portal Sponge.

Considerado um projeto de complexidade média/alta, o sistema inclui funcionalidades como:

  • Cadastro de vários perfis de usuários: empresas, cidadãos, pontos de coleta, órgãos públicos;
  • Compra de pontos por parte das empresas (com integração direta com a CIELO);
  • Criação de campanhas por parte das empresas utilizando os pontos comprados;
  • Relatórios e estatísticas distintos para cada perfil;
  • Interações entre os diferentes usuários: empresas compram pontos e criam campanhas, cidadãos entregam produtos e pontos de coleta os recebem;
  • Controle de saldo de pontos para cada perfil de usuário;
  • Possibilidade de resgate dos pontos em dinheiro;
  • Integração com API do Google Maps;
  • Painel administrativo para a gestão total do portal, controlando usuários, suas integrações, cotações dos pontos e inúmeros relatórios gerenciais e gráficos;
  • Além de várias outras funcionalidades.

 

SEO e Marketing Digital

A Labbo participou da estratégia de Marketing Digital da Sponge, criando o planejamento SEO e criando os vídeos de divulgação do projeto.

Os vídeos criados para a Sponge inauguraram um novo serviço na Labbo, que agora é oferecido a seus clientes: a criação de vídeos para a web, que podem ser divulgados na TV, site, mídias sociais e anúncios no YouTube, enriquecendo ainda mais as estratégias de marketing digital.

Confira os vídeos:

 

 

 

 

O projeto foi dividido em 3 fases e teve o seu lançamento após a conclusão da segunda. O desenvolvimento ainda prevê uma terceira fase com novos relatórios e gráficos para os administradores da Sponge.

O portal já está recebendo cadastro de empresas que, atendendo à Lei 12.305/2010, estão criando suas campanhas de recolhimento. A SPONGE fomenta, portanto, a logística reversa em um ambiente web, incentivando e motivando, por meio de um sistema de pontuação, ações de recolhimento e encaminhamento adequado de resíduos sólidos. Contribui, assim, para a efetividade da Lei 12.305/2010, que visa melhorar a saúde pública, diminuindo os riscos ambientais e promovendo o equilíbrio ecológico.

Segundo Ana Viccari – diretora da Sponge e idealizadora do projeto, “Albert Einstein disse uma vez que a mente que se abre para uma nova ideia, jamais voltará para seu tamanho original. Esta frase, sintetiza um momento acadêmico onde o desafio era produzir um Plano de Negócio e, com o desafio criativo na mente surgiu a ideia da SPONGE, que se tornou realidade através da visão, clarificação e ação em parceria com a LABBO.

 A SPONGE virou o problema do lixo de cabeça para baixo, ou seja, devolve para quem gera os resíduos a responsabilidade compartilhada de dar o destino adequado para o mesmo. Nesta nova visão, o Poder Público passa a exercer o seu papel exclusivo de regulamentador e fiscalizador, desonerado onde o resultado financeiro poderá ser aplicado em outras áreas de interesse como saúde, educação e segurança pública.

 O produto da SPONGE para o mercado é um ambiente Web de alta performance, operando 100% em nuvem, onde o cidadão, o comerciante, o distribuidor, o industrial e o importador, poderão estruturar suas cadeias de Logística Reversa, para recuperar seus produtos e embalagens do pós-consumo, de forma rastreável e com certificação.

 Todo este projeto foi possível, na medida em que exploramos ao máximo o potencial criativo da equipe de desenvolvimento da LABBO e de sua diretoria, que apresentaram durante todo a fase de desenvolvimento do sistema, atitudes proativas, ampla possibilidade de negociação, e interação como o time da SPONGE para fazer o melhor.

 Nossa expectativa é que abrindo essa nova fase de realidade com o mercado, a parceria seja mantida nos mesmos patamares de confiança e cumplicidade construídas durante a primeira fase do desenvolvimento de sistema SPONGE.

Neste sentido fica nosso muito obrigado a Diretoria e a toda a equipe de desenvolvimento da LABBO”.

A Labbo comemora o lançamento bem-sucedido do Portal Sponge, um projeto pioneiro que servirá como plataforma para que empresas atendam à lei e para que órgãos federais, estaduais e municipais tenham acesso a relatórios de logística reversa e coleta seletiva para supervisão do cumprimento da lei.

Conheça o Portal Sponge e aproveite para criar suas campanhas de recolhimento: www.sponge.eco.br

pesquisa
redes sociais

posts relacionados

Nossa marca mudou!

Estamos preparando um novo site incrível para vocês. Fiquem ligados e em breve compartilharemos mais essa novidade.

Labbo, digital desde 2000.