Uma das discussões que tem levantado grandes debates atualmente é sobre a questão das estratégias de venda, desenhadas a partir de um estudo de marketing.
Por isso, separamos o artigo de hoje para ajudar a esclarecer essa questão, trazendo pontos de vista que não apenas auxiliarão você na defesa de suas campanhas on-line frente às empresas, mas que também irão ajudar você na hora de planejar uma campanha digital.
1. O foco está no inbound marketing
De acordo com o inbound marketing, o fluxo de vendas perfeito seria composto por quatro etapas essenciais:
Lembre-se desses pontos sempre que planejar sua campanha.
2. Personalização é a palavra-chave
Antes da internet as estratégias de venda eram similares a um tiro de canhão: o foco era atingir o maior número de pessoas. Ou seja: grande impacto, mas pouca precisão.
Atualmente, podemos dizer que as estratégias de venda estão muito mais para um atirador de elite: muito mais discretas, com foco em apenas uma pessoa. Essa transformação na abordagem aconteceu devido ao consumidor hiperconectado, cuja atenção fica pulverizada em diferentes canais. Portanto, para conquistar a atenção dele é preciso no mínimo chamá-lo pelo nome ou colocar em exposição produtos que ele gosta muito.
Lembre-se, então: para uma boa estratégia de vendas é necessário tratar o consumidor como um conhecido, ou seja: sabendo tudo sobre ele e conversando com ele, ao invés de apenas falar, falar e falar sobre os benefícios do seu produto ou empresa. E como fazer isso?
3. A personalização de e-mails marketing é fundamental para aumentar as vendas
Personalizar e-mails não é apenas colocar o nome da pessoa no assunto. É saber quem é essa pessoa, do que ela gosta e com que frequência acessa seu site. Assim você poderá fazer disparos estratégicos. Por exemplo: se uma parte dos seus leads costuma fazer compras sempre no fim do mês, a melhor solução seria focar em relacionamento durante as primeiras semanas, deixando para os últimos dias do mês os e-mails hardsell.
Nessas mensagens, lembre-se de oferecer lançamentos e produtos similares aos que ele já comprou. Essa simples tática pode aumentar as suas vendas.
4. Analise todo o processo, encontre as falhas e agilize as soluções
Uma conta simples que você pode fazer é a seguinte: número de leads dividido por número de vendas efetivadas. Por exemplo: se uma empresa X possui 500 leads e fecha 5 vendas em uma semana, concluímos que são necessários 100 leads para fechar uma venda.
Nesse caso, é necessário aumentar o número de vendas, ou seja, investir em um relacionamento mais eficaz com os leads já conquistados.
Agora, se uma empresa Y possui 500 leads e fecha 100 vendas por semana, concluímos que de cada 5 leads, 1 efetua uma compra. A taxa de conversão é interessante e o que precisa ser feito é um investimento para aumentar o número de leads.
Encontre em qual caso sua empresa se encontra e invista nas melhorias.
Aplique o que você aprendeu hoje
Siga os passos do inbound marketing, invista na personalização das mensagens enviadas aos seus consumidores e monitore atentamente o comportamento de compra dos seus leads. A partir desses ensinamentos básicos de marketing digital você aumentará suas chances de encontrar sucesso nas estratégias de venda.
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