Segredos do marketing on-line focado em estratégias de venda

Uma das discussões que tem levantado grandes debates atualmente é sobre a questão das estratégias de venda, desenhadas a partir de um estudo de marketing.

Por isso, separamos o artigo de hoje para ajudar a esclarecer essa questão, trazendo pontos de vista que não apenas auxiliarão você na defesa de suas campanhas on-line frente às empresas, mas que também irão ajudar você na hora de planejar uma campanha digital.

 

1. O foco está no inbound marketing

De acordo com o inbound marketing, o fluxo de vendas perfeito seria composto por quatro etapas essenciais:

  • Conquistar a atenção de possíveis visitantes a partir da oferta de conteúdo gratuito. Nesse caso, o conteúdo poderia estar um blog (com material relevante e exclusivo) ou na sua própria página (com formatos especiais para download, como e-books).
  • Transformar esses visitantes em leads. Como fazer isso? Conquistando a confiança deles (por isso a necessidade do conteúdo oferecido ser exclusivo e de qualidade).
  • Monitorar esses leads e oferecer produtos ou serviços focados nos interesses deles.
  • Fechar vendas, monitorar o pós-venda e recomeçar a estratégia.

Lembre-se desses pontos sempre que planejar sua campanha.

 

2. Personalização é a palavra-chave

Antes da internet as estratégias de venda eram similares a um tiro de canhão: o foco era atingir o maior número de pessoas. Ou seja: grande impacto, mas pouca precisão.

Atualmente, podemos dizer que as estratégias de venda estão muito mais para um atirador de elite: muito mais discretas, com foco em apenas uma pessoa. Essa transformação na abordagem aconteceu devido ao consumidor hiperconectado, cuja atenção fica pulverizada em diferentes canais. Portanto, para conquistar a atenção dele é preciso no mínimo chamá-lo pelo nome ou colocar em exposição produtos que ele gosta muito.

Lembre-se, então: para uma boa estratégia de vendas é necessário tratar o consumidor como um conhecido, ou seja: sabendo tudo sobre ele e conversando com ele, ao invés de apenas falar, falar e falar sobre os benefícios do seu produto ou empresa. E como fazer isso?

 

3. A personalização de e-mails marketing é fundamental para aumentar as vendas

Personalizar e-mails não é apenas colocar o nome da pessoa no assunto. É saber quem é essa pessoa, do que ela gosta e com que frequência acessa seu site. Assim você poderá fazer disparos estratégicos. Por exemplo: se uma parte dos seus leads costuma fazer compras sempre no fim do mês, a melhor solução seria focar em relacionamento durante as primeiras semanas, deixando para os últimos dias do mês os e-mails hardsell.

Nessas mensagens, lembre-se de oferecer lançamentos e produtos similares aos que ele já comprou. Essa simples tática pode aumentar as suas vendas.

 

4. Analise todo o processo, encontre as falhas e agilize as soluções

Uma conta simples que você pode fazer é a seguinte: número de leads dividido por número de vendas efetivadas. Por exemplo: se uma empresa X possui 500 leads e fecha 5 vendas em uma semana, concluímos que são necessários 100 leads para fechar uma venda.

Nesse caso, é necessário aumentar o número de vendas, ou seja, investir em um relacionamento mais eficaz com os leads já conquistados.

Agora, se uma empresa Y possui 500 leads e fecha 100 vendas por semana, concluímos que de cada 5 leads, 1 efetua uma compra. A taxa de conversão é interessante e o que precisa ser feito é um investimento para aumentar o número de leads.

Encontre em qual caso sua empresa se encontra e invista nas melhorias.

 

Aplique o que você aprendeu hoje

Siga os passos do inbound marketing, invista na personalização das mensagens enviadas aos seus consumidores e monitore atentamente o comportamento de compra dos seus leads. A partir desses ensinamentos básicos de marketing digital você aumentará suas chances de encontrar sucesso nas estratégias de venda.

Para saber mais sobre esse assunto, converse com a Labbo, que atua há 15 anos no mercado digital, desenvolvendo soluções personalizadas para cada cliente. Fale conosco!

pesquisa
redes sociais

posts relacionados

Nossa marca mudou!

Estamos preparando um novo site incrível para vocês. Fiquem ligados e em breve compartilharemos mais essa novidade.

Labbo, digital desde 2000.