A importância da credibilidade em e-commerces: Buscapé, Ebit e Reclame Aqui

Em cidades muito pequenas, onde todos se conhecem, ocorrem poucos problemas em relação ao comércio. Todos os habitantes conhecem os comerciantes e costumam manter uma relação de confiança com eles. Já em cidades maiores, onde não há esse contato, os consumidores costumam agir pelo método empírico, ou seja: fazem suas compras e se não ocorrer problemas, a loja conquista sua confiança. Caso algo não saia como previsto, as pessoas buscam sua defesa junto a órgãos como o Procon.

Mas e no universo digital, onde é fácil abrir uma loja virtual com o único intuito de extorquir consumidores? Como as pessoas podem evitar entrar em enrascadas e como os comerciantes honestos podem ser diferenciar dos impostores?

A resposta está no exemplo do início do artigo: relação de confiança. E como isso é feito? A partir de selos de qualidade e relatos positivos de experiências de outros consumidores. No artigo de hoje falaremos, portanto, da importância da credibilidade em e-commerces, abordando as ferramentas oferecidas pelo Buscapé, Ebit e Reclame aqui. Acompanhe a seguir:
 

1. E bit
Essa empresa funciona como um “guia de viagem” da internet. Imagine assim: quando você planeja viajar, compra guias para saber quais são os melhores hotéis, restaurantes e passeios, certo? E normalmente esses serviços são classificados com estrelas ou notas, de 1 a 5.

Esse é o mesmo princípio da E bit. A diferença é que as notas não são dadas por críticos e sim por consumidores. Sendo assim, uma empresa pode receber um dos seguintes selos de qualidade da E bit:

Diamante – excelente

Ouro – ótimo

Prata – boa

Bronze – regular

Cinza – em avaliação.

Além disso, existem três principais quesitos: “as melhores avaliadas” – lojas que recebem destaque por prestar um bom serviço geral, “as mais indicadas para os amigos” e “as melhores no prazo de entrega”.

Esse é o segredo, portanto, para conquistar credibilidade no mundo virtual: oferecer sempre uma boa experiência de compra, estimulando os consumidores a falar da sua loja para os amigos e cumprindo os prazos de entrega.
 

2. Buscapé
Falamos sobre o selo da E bit, mas não sobre como ele é usado. Além dos consumidores poderem conferir no próprio site da E bit as avaliações, elas também podem ver o selo da loja na hora em que estiverem procurando um produto em sites que fazem comparação de preço, como Buscapé.

Ao lado do nome da loja aparece o selo da E bit, podendo ir de Diamante a Cinza. Portanto, não há como fugir desse método de controle. A solução, portanto, é investir sempre em qualidade nos produtos e serviços oferecidos.
 

3. Reclame aqui
Como o próprio nome diz, o foco está nas reclamações de consumidores que tiveram algum problema. O primeiro passo é descobrir se alguém já reclamou da sua empresa por lá. Analise os casos e responda todos eles, focando realmente em uma solução. Dessa maneira você eleva a porcentagem de “reclamações com resposta”, o que melhora a sua credibilidade.

Destacamos acima “focando realmente em uma solução” porque também há uma porcentagem de “casos resolvidos”. E – novamente – quanto maior for esse número, melhor para você.

Lembre-se, por fim: não há dinheiro que seja capaz de comprar a sua reputação na internet. Por isso, invista sempre na resolução de eventuais problemas com consumidores. Reverter uma experiência negativa em positiva traz muitos retornos, principalmente financeiros.

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