Em português, o termo “inbound” pode ser traduzido como “entrada”. Ou seja, o Inbound Marketing é o Marketing de Entrada. E não é à tôa. Afinal, o Inbound Marketing se propõe a realmente entrar na conversa do público.
As propagandas tradicionais costumam representar uma interrupção na açã do consumidor. Seja um intervalo em um programa de televisão, um anúncio em meio às notícias de um jornal ou um vídeo prévio ao que se queira assistir no Youtube, por exemplo.
O Inbound Marketing, por outro lado, visa criar um relacionamento com a audiência (e potenciais clientes) do negócio, a fim de influenciar progressivamente na decisão de compra desses consumidores. Mas sem interrompê-los; pelo contrário:
No Inbound Marketing todas as ações e resultados podem ser mensurados e analisados.
Com Inbound Marketing é possível ter noção exata do número de visualizações, conversões e vendas, entre outros variados dados que podem auxiliar em um melhor planejamento das estratégias do negócio.
Mas como em todo relacionamento, é preciso reconhecer as divergências humanas. Afinal, cada consumidor encontra-se em um diferente momento da jornada de compra (pode não estar interessado, pode estar disposto a ouvir mas ainda não a comprar ou pode até estar no momento da decisão de compra). Por isso, o Inbound Marketing atua em cinco etapas básicas:
A aplicação do Inbound Marketing começa pela atração do público.
Para isso, a marca/empresa pode usar alguns mecanismos de atração, como:
Usando instrumentos como esses, é o cliente que procura a empresa/marca, não o contrário. E esse é um dos princípios do Inbound Marketing.
Após atrair a atenção do público, o próximo passo é convertê-lo em potenciais clientes. Ou seja, dar continuidade na aproximação a fim de criar um relacionamento, como é o objetivo do Inbound.
Isso quer dizer que é o momento de descobrir nomes e outros dados, para iniciar uma conversa mais próxima.
Na linguagem do Inbound Marketing, esses tipos de cadastros do público interessado são chamados de “Leads”. E para converter visitantes (do blog ou site empresarial) em Leads (obtendo cadastros/informações dos usuários), uma boa tática é oferecer algo em troca que seja útil a esses visitantes. Alguns exemplos:
Convertido o visitante em um relacionamento, é preciso mantê-lo interessado e engajado, a fim de compreender em que momento da jornada de compra ele se encontra e influenciá-lo de forma certeira em sua decisão de compra.
Um bom plano para isso pode incluir o envio de newsletters e e-mails promocionais – mediante autorização dos consumidores e de maneira racional e planejada.
Outra estratégia de relacionamento que tem despontado no mercado é a Automação de Marketing, um processo que permite a “nutrição de Leads” (alimentar os consumidores cadastrados com conteúdo) de forma automática e escalável.
Todo o processo de atração, conversão de Leads e relacionamento visa gerar vendas e oportunidades de negócio para a empresa/marca.
Em geral, quanto mais complexo for o produto ou serviço negociado, mais fica clara a importância de uma boa etapa de relacionamento, com uma nutrição de Leads eficaz, alimentando o futuro consumidor com informações e conteúdos úteis e educativos, até o momento de efetivação da compra/venda.
Analisar dados, avaliar resultados e comprovar taxas de retorno dos investimentos são alguns dos principais diferenciais do Marketing Digital.
No Inbound Marketing, essa análise cumpre papel fundamental, em todas as etapas, sendo responsável por retroalimentar todo o processo.
Para isso, algumas ferramentas bastante indicadas são o Google Analytics – relevante para qualquer estratégia digital – e a RD Station – ferramenta completa específica para Inbound Marketing.
No fim das contas, mensurando os dados, o Inbound Marketing já provou ser uma metodologia que funciona e traz bons resultados. Inclusive, pode ser uma boa oportunidade para quem deseja ter bom retorno do Marketing Digital com menor investimento.
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