Produção de conteúdo como centro da estratégia de marketing digital

Porque usar a produção de conteúdo como centro da estratégia de marketing digital?

Um ditado popular já muito batido costuma dizer: “quem vive de passado é museu”. Essa é uma das provas de que as pessoas gostam de experiências inéditas, fatos que ainda não foram descobertos e – claro – novidades.

Por que estamos falando disso no artigo de hoje? Porque essa é uma das metas que você deve seguir para o empreendimento on-line que você administra, seja ele um blog mantido por hobbie ou até mesmo um grande portal de uma companhia com atuação no mundo todo. E que estratégia é essa? A resposta é Produção de Conteúdo.

Desprezada por muitos profissionais, a Produção de Conteúdo é o patinho feio do marketing digital. O investimento é direcionado, muitas vezes, para SEM, com foco em Adwords e Links Patrocinados. É um caminho seguro, mas ainda incompleto, sem a Produção de Conteúdo. O motivo está relacionado ao tempo de permanência, à geração de leads e à fidelização do visitante.

Ou seja: trazer novos navegantes para seu site é muito bom. Mas de que adianta se eles não estabelecem um vínculo com a sua página? Portanto, uma boa estratégia de Produção de Conteúdo deve focar em quatro atributos básicos:
 

1. Qualidade
O conteúdo que você gerar deve ser inédito, bem escrito e – se possível – com fotos ou ilustrações para deixar a leitura mais leve.

“Mas eu estou oferecendo conteúdo de graça, por que deveria investir tanto nele?”. Esse é o pensamento de muitos profissionais. E a resposta é simples: porque o leitor não deve pagar pelo conteúdo, já que é ele que está fortalecendo seu marketing digital, ao dar mais acessos a sua página e espalhar o link dela pelas redes sociais. Uma troca justa, portanto.
 

2. Frequência
Estabeleça metas mínimas de atualização, como duas ou três vezes por semana. Novidade sempre é um meio confiável de chamar novos acessos. E mesmo que em um primeiro momento essa estratégia demore a funcionar, não desanime, porque o conteúdo gerado ficará armazenado em seu site, fazendo com que no decorrer do tempo você seja dono de um acervo valioso – diferencial importante e sinônimo de credibilidade dentro do universo digital.
 

3. Pertinência
Sua Produção de Conteúdo deve ser sempre relacionada ao interesse do público que visita seu site. Se você administra o blog de uma empresa que trabalha com tecnologia, tente não fugir desse ramo. Muitos profissionais geram conteúdo focado no que gostam, e não no que seria adequado para a empresa.
 

4. Feedback
A última etapa do processo de Produção de Conteúdo está relacionada ao ponto-chave que falamos no início do artigo: consumidor. Como já dissemos, ele é a base dessa estratégia de marketing digital. Por isso, ouça o que ele tem a dizer e use essas sugestões para melhorar. Para otimizar o sucesso dessa iniciativa, siga essas etapas:

4.1 Consiga com que o visitante cadastre o e-mail no seu site.

4.2. Estabeleça um relacionamento planejado e amigável via e-mail marketing.

4.3. Peça para ele participar de uma pesquisa rápida sobre sua página, oferecendo em troca algum prêmio relevante, como acesso grátis por período limitado, download de e-books com conteúdo exclusivo, etc.

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